Dr. Roberto Ayres - cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia digestiva e obesidade

Colonoscopia

É o exame que visualiza seu cólon (intestino grosso), utilizando um tubo flexível introduzido através do ânus, com a finalidade de estudar o interior de todo o intestino grosso e a porção terminal do intestino fino. Se houver necessidade, durante o exame, pode ser coletado material do intestino para exame (biópsia) e análise laboratorial detalhada. Não causa dor. Pequenos tumores (pólipos) podem ser removidos por um laço por onde passa corrente elétrica; sangramentos podem ser diagnosticados e, muitas vezes, tratados durante o próprio exame.

Preparo

Para permitir uma visão clara, o cólon (intestino grosso) deve estar completamente limpo e sem resíduos. O paciente deverá fazer, na véspera, uma dieta líquida, sem resíduos, e tomar o laxante de acordo com as orientações da enfermeira. Após a ingestão do laxante é importante tomar bastante líquido, que pode ser água, chá, água-de-coco, gelatinas, Gatorade, refrigerantes e caldos de carne, frango e legumes coados. “Não pode ser liquidificado.” É importante ingerir líquidos, no mínimo 2 litros/dia. Se precisar tomar alguma medicação de controle, faça-o com pequenos goles de água. Evite tomar aspirinas, AAS e produtos à base de ferro. No caso de anticoagulantes, você deverá suspender a medicação 4 dias antes, conforme orientação do seu médico assistente. Se fizer uso de hipoglicemiante (remédio para diabetes), não deverá tomá-lo no dia do exame. Seu acompanhante o conduzirá até sua casa. No dia do exame você deverá se apresentar ao hospital no horário agendado, em jejum absoluto, para dar continuidade ao preparo com solução de manitol a 20% ou outro método alternativo de limpeza do cólon, conforme protocolo institucional. Faz-se necessário puncionar acesso venoso para instalação e infusão rápida de cristalóides.

O que será feito

O médico e a enfermeira explicarão o que é o exame, seu preparo, cuidados e cada passo do procedimento. Responda às perguntas que serão feitas, principalmente no que se refere a doenças anteriores, alergias e medicamentos que esteja tomando. Se já realizou exame de colonoscopia, o laudo anterior se faz necessário. Você será requisitado a assinar um consentimento informado, dando a sua permissão para realizar o procedimento. Será oferecida uma vestimenta do hospital e solicitada a retirada de seus óculos, lentes de contato, relógios e prótese dentária. Você será colocado em uma posição confortável sobre seu lado esquerdo. Será dada uma medicação sedativa ou anestésica na veia para fazê-lo adormecer e relaxar. O médico introduzirá o colonoscópio através de seu ânus para dentro do reto e o avançará através do cólon. Você poderá sentir algum desconforto, cólicas e pressão abdominais, em virtude do ar que é introduzido em seu cólon. Isso é normal e passará rapidamente, após a eliminação dos gases. O ar é importante para que o médico examine minuciosamente o intestino.

Tempo do exame

O exame levará cerca de 20 a 40 minutos.

Após o exame

Você permanecerá em repouso numa sala de recuperação até ser liberado pelo médico ou pela enfermeira após neutralização completa do efeito sedativo ou anestésico. Portanto, você não deve dirigir após o exame, nem executar tarefas que exijam atenção, como operar máquinas ou tomar decisões importantes, pois a sedação diminui os reflexos e seu raciocínio.

Alimentação pós-exame

Em razão do preparo a que o intestino foi submetido e a fim de facilitar a digestão, você receberá um lanche, após o exame, com pouco resíduo, proporcionando um repouso ao aparelho gastrointestinal. Em casa, fazer uma refeição leve, voltando gradativamente à dieta normal no dia seguinte.

Riscos?

A colonoscopia pode resultar em complicações, tais como: reações a medicações, perfuração (rasgos) do intestino e sangramento. São raros (menos de 1 para 1.000 exames), entretanto, requerem tratamento urgente, e até mesmo cirurgia. Os riscos estão mais relacionados a algum tratamento, como remoção de pólipos.

Questões / Dúvidas

É importante que você informe ao seu médico se ocorrerem, dor, fezes pretas, febre ou vômitos nas primeiras 24 horas após o exame. Caso ainda tenha dúvida sobre o exame, você poderá entrar em contato com a enfermeira da unidade de endoscopia.

AGENDE SUA CONSULTA: (15) 3232-3311